SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Acompañamiento y acciones de apoyo ofrecidas a los profesores iniciantes en el contexto escolarGrupos de investigación en alfabetización en Brasil: diálogos con redes de investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SILVA, Amanda Moreira da  y  MOTTA, Vânia Cardoso da. O precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor público. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20305.  Epub 01-Oct-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20305.

O artigo indica que está em curso um novo tipo de precarização do trabalho docente na educação básica que exige distinguir suas particularidades, seu movimento e sua direção. É fruto de uma pesquisa de doutorado recém-concluída que analisa como as mudanças que perpassam o mundo do trabalho, no âmbito do movimento geral do capital e de reestruturação produtiva, atingem a classe trabalhadora brasileira e penetram no âmbito da educação escolar, sobretudo no setor público, trazendo implicações diversas nas condições de trabalho dos professores. Para a análise empreendida, em um primeiro momento fizemos uma revisão do conceito sociológico de precariado, trazendo o debate existente entre diferentes abordagens analíticas e, posteriormente, fizemos algumas reflexões de como esse conceito pode nos ajudar a pensar as formas e tendências de precarização do trabalho docente surgidas nos últimos anos que atingem o professorado brasileiro do setor público.

Palabras clave : Precarização do trabalho docente; Expropriação; Precariado..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )