SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Acompanhamento e ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes no contexto escolarGrupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SILVA, Amanda Moreira da  e  MOTTA, Vânia Cardoso da. O precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor público. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20305.  Epub 01-Out-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20305.

O artigo indica que está em curso um novo tipo de precarização do trabalho docente na educação básica que exige distinguir suas particularidades, seu movimento e sua direção. É fruto de uma pesquisa de doutorado recém-concluída que analisa como as mudanças que perpassam o mundo do trabalho, no âmbito do movimento geral do capital e de reestruturação produtiva, atingem a classe trabalhadora brasileira e penetram no âmbito da educação escolar, sobretudo no setor público, trazendo implicações diversas nas condições de trabalho dos professores. Para a análise empreendida, em um primeiro momento fizemos uma revisão do conceito sociológico de precariado, trazendo o debate existente entre diferentes abordagens analíticas e, posteriormente, fizemos algumas reflexões de como esse conceito pode nos ajudar a pensar as formas e tendências de precarização do trabalho docente surgidas nos últimos anos que atingem o professorado brasileiro do setor público.

Palavras-chave : Precarização do trabalho docente; Expropriação; Precariado..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )