SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3El precariado profesoral y las tendencias de precarización que alcanzan los docentes del sector públicoPolíticas curriculares en Santa Catarina: ejercicio colectivo de un observatorio de investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SCHWARTZ, Cleonara Maria; FRADE, Isabel Cristina da Silva  y  MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20502.  Epub 21-Nov-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20502.

Neste trabalho, buscou-se identificar e caracterizar os grupos de pesquisa brasileiros em alfabetização que tematizam o processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita. Foram coletados dados da página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do termo “alfabetização”, sem recorte temporal. Em seguida, realizaram-se análise da página dos grupos, tabulação e análise dos resultados. Foram identificados 95 grupos de pesquisa que estudam a alfabetização, sendo a maior parte desses localizados no Sudeste do País. Constata-se que a alfabetização vem se constituindo em objeto de investigação por diferentes enfoques temáticos. A alfabetização encontra-se presente em diferentes campos e áreas do conhecimento, revelando o seu caráter interdisciplinar e sua apropriação para a compreensão de fenômenos de ordens distintas.

Palabras clave : Alfabetização; Grupos de pesquisa; Educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )