SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3O precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor públicoPolíticas curriculares em Santa Catarina: exercício coletivo e alcances de um observatório de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SCHWARTZ, Cleonara Maria; FRADE, Isabel Cristina da Silva  e  MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e20502.  Epub 21-Nov-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.20502.

Neste trabalho, buscou-se identificar e caracterizar os grupos de pesquisa brasileiros em alfabetização que tematizam o processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita. Foram coletados dados da página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do termo “alfabetização”, sem recorte temporal. Em seguida, realizaram-se análise da página dos grupos, tabulação e análise dos resultados. Foram identificados 95 grupos de pesquisa que estudam a alfabetização, sendo a maior parte desses localizados no Sudeste do País. Constata-se que a alfabetização vem se constituindo em objeto de investigação por diferentes enfoques temáticos. A alfabetização encontra-se presente em diferentes campos e áreas do conhecimento, revelando o seu caráter interdisciplinar e sua apropriação para a compreensão de fenômenos de ordens distintas.

Palavras-chave : Alfabetização; Grupos de pesquisa; Educação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )