SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

THIESEN, Juares Silva; CERNY, Rosely Zen  e  DURLI, Zenilde. Políticas curriculares em Santa Catarina: exercício coletivo e alcances de um observatório de pesquisa. Roteiro [online]. 2019, vol.44, n.3, e19731.  Epub 19-Dez-2019. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v44i3.19731.

O artigo resulta de pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Observatório de Políticas Curriculares de Santa Catarina (OPCSC), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. E tem por objetivo analisar aspectos relativos ao processo e ao alcance do exercício coletivo de pesquisa-formação a partir da trajetória do Observatório. Com base na abordagem qualitativa, orientou-se pela observação participante nos encontros dos pesquisadores e na análise dos documentos/textos produzidos no âmbito da pesquisa coletiva. No conjunto, as evidências em termos de resultados, demonstram o exitoso exercício da pesquisa-formação e a potência da investigação coletiva envolvendo os objetos de interesse do Observatório no campo dos estudos curriculares.

Palavras-chave : Políticas curriculares; Currículo; Observatório de políticas curriculares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )