SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Persistencia del trabajo infantil la exploración del trabajo infantilLa contra reforma de la escuela secundaria y la pérdida de derechos sociales en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Da família na escola à escola no lar: notas sobre uma polêmica em curso. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23222.  Epub 09-Jun-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23222.

Com base em pesquisa bibliográfica e documental, o texto examina contextos, conceitos e discursos envolvidos no debate dos projetos “escola sem partido” e “educação domiciliar”, que confundem as funções educativas da família e da escola e atentam contra o sentido da educação pública e a profissionalidade docente. Para explicitar esses argumentos, no marco das relações família-escola e da emergência de recentes tendências neoconservadoras e neoliberais, este artigo atualiza a movimentação dos projetos no legislativo federal, analisa os textos das últimas versões e revisa literatura acadêmica recente. Constatou-se que, enquanto o primeiro projeto é uma tentativa de controle do currículo escolar e da atuação docente por um grupo de famílias, o segundo pretende legitimar a evasão das crianças do espaço público da escola para receberem toda a educação em casa, ignorando a profissionalidade docente. Esse último ponto é ilustrado pelo debate entre internautas quando do lançamento do mais recente projeto de educação domiciliar.

Palabras clave : Escola sem partido; Educação domiciliar; Relações escola-família; Educação pública; Profissionalidade docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )