SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Elitización de la universidad brasileña en una perspectiva históricaParaíba integral education policy networks: neoconservative and neoliberal flows and influences índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

NAIDORF, Judith; PERROTTA, Daniela; RICCONO, Guido  y  NAPOLI, Mariángela. Políticas universitárias na Argentina: sistema nacional de pesquisadores de professores universitários em la mira. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23034.  Epub 10-Jun-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23034.

Em maio de 2019, a Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério da Educação da Argentina cria o Sistema Nacional de Professores Universitários de Pesquisa (Sidiun), que busca substituir o Programa de Incentivo ao Professor Pesquisador, criado em 1993. Neste artigo, propomos analisar as características que assuma essa política universitária em perspectiva histórica. A compreensão do contexto neotecnocrático e privatista que o modelo educacional assume desde dezembro de 2015 é essencial para abordar a estrutura de emergência dessa política e as considerações que a sustentam. A partir de uma abordagem descritiva e analítica, baseada em pesquisa documental e pesquisa participante, recuperamos a teoria gerada no âmbito do campo de estudos universitário (KROTSCH; SUASNÁBAR, 2002), a fim de contribuir para um debate que só se refletiu na crítica jornalística e sindical, mas com pouca presença no campo da produção acadêmica. Em conclusão, sustentamos que o governo Macrista (2015-2019) tentou modificar os regulamentos atuais sem uma lógica que visasse melhorar as fraquezas existentes e em sintonia com as tendências mundiais de flexibilidade e precariedade do trabalho de ensino universitário.

Palabras clave : Sistema Nacional de Professores de Pesquisadores Universitários; Política pública argentina; Trabalho docente universitário..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )