SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Teaching styles: starting point of identity and professional teacher development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

GERMINARI, Geyso Dongley  and  URBAN, Ana Claudia. Educação histórica e a contribuição para a formação de professores: experiências de pesquisa. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e22375.  Epub June 16, 2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22375.

O artigo apresenta contribuições de dissertações que discutem a aprendizagem histórica na perspectiva da Educação Histórica produzidas no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação e História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). As pesquisas em Educação Histórica tomam como objeto de investigação os processos de aprendizagem histórica no âmbito escolar, aproximam-se desse fenômeno por meio do levantamento das ideias históricas (substantivas e de segunda ordem) de estudantes e professores e as analisam com os recursos da teoria e filosofia da História. As pesquisas inventariadas revelam movimentos das investigações fundamentadas nos princípios da Educação Histórica e indicam relação intrínseca com os processos de escolarização.

Keywords : Educação Histórica; Formação de professores; Pesquisa..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )