SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Estilos de enseñanza: punto de partida de la identidad y el desarrollo profesional docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

GERMINARI, Geyso Dongley  y  URBAN, Ana Claudia. Educação histórica e a contribuição para a formação de professores: experiências de pesquisa. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e22375.  Epub 16-Jun-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22375.

O artigo apresenta contribuições de dissertações que discutem a aprendizagem histórica na perspectiva da Educação Histórica produzidas no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação e História da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). As pesquisas em Educação Histórica tomam como objeto de investigação os processos de aprendizagem histórica no âmbito escolar, aproximam-se desse fenômeno por meio do levantamento das ideias históricas (substantivas e de segunda ordem) de estudantes e professores e as analisam com os recursos da teoria e filosofia da História. As pesquisas inventariadas revelam movimentos das investigações fundamentadas nos princípios da Educação Histórica e indicam relação intrínseca com os processos de escolarização.

Palabras clave : Educação Histórica; Formação de professores; Pesquisa..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )