SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Educação histórica e a contribuição para a formação de professores: experiências de pesquisaAprendizagem histórica e formação de professores dos anos iniciais na Universidade do Minho (Portugal): a articulação entre a prática e a investigação em educação histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ALFAGEME-GONZALEZ, María Begoña  e  DIAZ-SERRANO, José. Estilos de ensino: ponto de partida da identidade e desenvolvimento do professor profissional. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e21459.  Epub 19-Jun-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21459.

As teorias dos estilos de ensino-aprendizagem auxiliam os professores a desenvolver seus aspectos pessoais e profissionais focados no cognitivo e no aprendizado. Este artigo analisa o estilo de ensino dos professores de Geografia e História do Ensino Secundário e suas práticas educacionais, diagnosticando e descrevendo o estilo de ensino. O estudo adota uma abordagem mista; isto é, combina um desenho quantitativo descritivo-comparativo com um qualitativo com um caráter fenomenológico. Assim, embora nesse grupo de amostra os escores dos estilos de ensino sejam bastante equilibrados, os estilos formal e funcional predominam levemente. No entanto, parece que as práticas de ensino dos professores têm como referência principal o trabalho no centro educacional e na equipe de ensino, sobre o estilo de ensino predominante no professor, portanto, configuram-se como o principal constituinte no processo de ensino, a identidade profissional dos professores.

Palavras-chave : Ciências sociais; Professores; Ensino secundário; Identidade profissional..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )