SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Research and history teacher continuing education assumptions: a History Education contributionWhich pasts are taught in the present? Some reflections on History, teaching and teacher training. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

PINA, Maria Cristina Dantas; AGUIAR, Edinalva Padre  and  LIMA, Iracema Oliveira. Formação inicial e continuada de professores(as) de história: impactos na prática docente. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23054.  Epub July 20, 2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23054.

O texto propõe uma discussão acerca da relação entre formação inicial e continuada e prática docente de professores de História que atuam na Educação Básica. A discussão será conduzida com base na pergunta: “Em que medida a formação, em diferentes níveis, reflete na prática docente dos professores?”. A análise toma por base os resultados obtidos por meio da pesquisa Ensinar História: um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da Educação Básica (Paraná - São Paulo - Bahia - Goiás 1998-2014), coordenada pela professora Marlene Cainelli (UEL), tendo como fundamento as referências conceituais da Educação Histórica. Para este texto fizemos um recorte analisando as práticas dos professores da Bahia. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo e apresentados de forma contextualizada, portanto, dizem respeito ao universo investigado. Cruzando os dados do perfil dos professores com os referentes às escolhas metodológicas, não visualizamos diferenças marcantes que indiquem aprimoramento proporcionado por maior tempo e grau de formação; no tocante às narrativas sobre temas históricos, alguns professores com mestrado concluído ou em curso à época da pesquisa apresentam relatos mais organizados, atualizados e de maior nível de complexidade.

Keywords : Formação docente; Prática de ensino; Educação Histórica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )