SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Suposiciones de investigación y educación continua de profesores de historia: una contribución de la Educación Histórica¿Qué debe aprender el profesor de historia? Reflexiones sobre el aprendizaje, la enseñanza y la formación del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

PINA, Maria Cristina Dantas; AGUIAR, Edinalva Padre  y  LIMA, Iracema Oliveira. Formação inicial e continuada de professores(as) de história: impactos na prática docente. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23054.  Epub 20-Jul-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23054.

O texto propõe uma discussão acerca da relação entre formação inicial e continuada e prática docente de professores de História que atuam na Educação Básica. A discussão será conduzida com base na pergunta: “Em que medida a formação, em diferentes níveis, reflete na prática docente dos professores?”. A análise toma por base os resultados obtidos por meio da pesquisa Ensinar História: um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da Educação Básica (Paraná - São Paulo - Bahia - Goiás 1998-2014), coordenada pela professora Marlene Cainelli (UEL), tendo como fundamento as referências conceituais da Educação Histórica. Para este texto fizemos um recorte analisando as práticas dos professores da Bahia. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo e apresentados de forma contextualizada, portanto, dizem respeito ao universo investigado. Cruzando os dados do perfil dos professores com os referentes às escolhas metodológicas, não visualizamos diferenças marcantes que indiquem aprimoramento proporcionado por maior tempo e grau de formação; no tocante às narrativas sobre temas históricos, alguns professores com mestrado concluído ou em curso à época da pesquisa apresentam relatos mais organizados, atualizados e de maior nível de complexidade.

Palabras clave : Formação docente; Prática de ensino; Educação Histórica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )