SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Formação inicial e continuada de professores(as) de história: impactos na prática docenteA aula de História: a experiência e a biografia docente na produção do conhecimento escolar de História índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CAVALCANTI, Erinaldo. O que deve aprender o professor de História? Reflexões sobre aprendizagem, ensino e formação docente inicial. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e21829.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21829.

O artigo faz uma reflexão sobre as principais temáticas de estudo que são ensinadas e aprendidas na formação inical do professor de História. Analisa quais temas aparecem nas disciplinas obrigatórias sobre o ensino de história para compreender o lugar ocupado pelos debates sobre a educação histórica. Para tanto, utilizo as matrizes curriculares dos cursos oferecidos nas universidades federais, localizadas na região Amazônica do Brasil, como uma opção para problematizar o que se ensina e se aprende na formação do professor dessa área. As análises demonstram que as licenciaturas pesquisadas não têm priorizado as reflexões sobre o ensino de História e, praticamente, têm ignorado o debate sobre educação histórica durante o período de formação inicial dos professores.

Palavras-chave : Ensino de História; Educação histórica; Formação docente..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )