SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45¿Qué debe aprender el profesor de historia? Reflexiones sobre el aprendizaje, la enseñanza y la formación del profesoradoL´enseignement de l´histoire et le PIBID Histoire UFC: pratiques professorales à partir de l´histoire publique índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

CREMA, Everton Carlos. A aula de História: a experiência e a biografia docente na produção do conhecimento escolar de História. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e22983.  Epub 22-Jul-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22983.

A discussão encaminhada vai ao encontro das condições e possibilidades de criação/construção das aulas de história desenvolvidas por professoras e professores da rede pública de ensino de União da Vitória, PR, tendo como perspectiva de mediação a experiência profissional docente, a cultura escolar, o currículo e a diversidade de metodologias de ensino-aprendizagem. Discutir o processo criativo dos conteúdos e metodologias do ensino escolar de História apresenta-se fundamentalmente importante e necessário, pois se desenvolvem dentro de relações e alcance mais pragmáticos e em resposta a questões mais próximas e urgentes às escolas. Em contraste às continuadas sucessões, sobreposições curriculares, à falta de uma formação continuada eficaz e à distância formativa da universidade, desenvolvem-se, por parte de nossos professores, estratégias didático-metodológicas autorais no ensino escolar de História. Precisamos olhar para as condições e práticas de ensino de História que se desenvolvem nas salas de aulas de nossas escolas, buscando nesse processo uma aproximação entre os níveis escolares e de formação docente. Por meio de pesquisas da biografia profissional docente e da análise das práticas didático-metodológicas, percebemos em reflexo que elas se desenvolvem próximas à experiência profissional e à cultura escolar e, sobretudo, compartilham de um espectro metodológico diverso e próximo do que convencionamos chamar de produção estética da aula. Nesse sentido a pesquisa aplicada dentro das escolas ultrapassa a idealização e formalização do currículo e busca construir um desenho didático mais próximo da realidade do ensino.

Palabras clave : Metodologia de ensino; Didática da História; Biografia docente; Produção estética da aula..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )