SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45History class: experience and teacher biography in producing school knowledgeHistory education and its influence on teachers’ formation and curriculum documents in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

FERNANDES, Ana Carla Sabino. O ensino de história e o PIBID História UFC: práticas docentes a partir da história pública. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23056.  Epub July 29, 2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23056.

Este artigo compartilha algumas atividades docentes pautadas em apropriações conceituais e bibliográficas acerca da História Pública para o ensino e a aprendizagem histórica. As atividades, no formato teórico-metodológico de aula-oficina e em sequências didáticas, foram realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/Subprojeto História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e desenvolvidas em três escolas públicas do Estado do Ceará, entre os anos de 2015-2017 e no primeiro bimestre de 2018, período em que coordenei o referido programa. Consideramos, em nossas práticas docentes, as narrativas estudantis sobre a ideia histórica de “público” como fundamentais para a construção dos saberes históricos dos alunos na escola e obtivemos como resultado o fomento da docência significativa dos futuros professores.

Keywords : Ensino de História; PIBID História UFC; História pública; Formação inicial docente; Saber histórico escolar..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )