SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Clase de Historia: experiencia y biografía del profesor en la producción del conocimiento escolarLa educación histórica y su influencia en la formación de profesores y en documentos curriculares en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

FERNANDES, Ana Carla Sabino. O ensino de história e o PIBID História UFC: práticas docentes a partir da história pública. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23056.  Epub 29-Jul-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23056.

Este artigo compartilha algumas atividades docentes pautadas em apropriações conceituais e bibliográficas acerca da História Pública para o ensino e a aprendizagem histórica. As atividades, no formato teórico-metodológico de aula-oficina e em sequências didáticas, foram realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/Subprojeto História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e desenvolvidas em três escolas públicas do Estado do Ceará, entre os anos de 2015-2017 e no primeiro bimestre de 2018, período em que coordenei o referido programa. Consideramos, em nossas práticas docentes, as narrativas estudantis sobre a ideia histórica de “público” como fundamentais para a construção dos saberes históricos dos alunos na escola e obtivemos como resultado o fomento da docência significativa dos futuros professores.

Palabras clave : Ensino de História; PIBID História UFC; História pública; Formação inicial docente; Saber histórico escolar..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )