SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45L´enseignement de l´histoire et le PIBID Histoire UFC: pratiques professorales à partir de l´histoire publiqueLa gestión de la enseñanza de la provincia de Paraíba por organizaciones sociales: tensiones y desafíos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

NASCIMENTO, Solange Maria  y  SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Educação histórica e sua influência na formação de professores e em documentos curriculares em Portugal. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e22709.  Epub 28-Jul-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22709.

O campo de pesquisa denominado Educação Histórica chegou ao Brasil em 2003, a partir de um evento que teve como convidada a professora Isabel Barca, da Universidade do Minho. A temática da formação de professores e a influência que esse campo da ciência tem sobre a produção de currículos e materiais a serem utilizados por professores de História durante suas aulas é discussão frequente entre os grupos de pesquisadores que se formaram em diversas partes do mundo, mas com ênfase em Portugal e no Brasil. A partir da formação acadêmica da professora Isabel Barca e de suas pesquisas relacionadas ao ensino da história nas últimas décadas, esta entrevista tem como foco trazer para o presente o percurso percorrido pela pesquisadora e quais seus objetivos futuros.

Palabras clave : Educação histórica; Formação de professores; Documentos curriculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )