SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45O ensino de história e o PIBID História UFC: práticas docentes a partir da história públicaA gestão da rede estadual de ensino da Paraíba por organizações sociais: tensões e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

NASCIMENTO, Solange Maria  e  SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Educação histórica e sua influência na formação de professores e em documentos curriculares em Portugal. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e22709.  Epub 28-Jul-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22709.

O campo de pesquisa denominado Educação Histórica chegou ao Brasil em 2003, a partir de um evento que teve como convidada a professora Isabel Barca, da Universidade do Minho. A temática da formação de professores e a influência que esse campo da ciência tem sobre a produção de currículos e materiais a serem utilizados por professores de História durante suas aulas é discussão frequente entre os grupos de pesquisadores que se formaram em diversas partes do mundo, mas com ênfase em Portugal e no Brasil. A partir da formação acadêmica da professora Isabel Barca e de suas pesquisas relacionadas ao ensino da história nas últimas décadas, esta entrevista tem como foco trazer para o presente o percurso percorrido pela pesquisadora e quais seus objetivos futuros.

Palavras-chave : Educação histórica; Formação de professores; Documentos curriculares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )