SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Impresiones de viaje: perspectivas sobre la gestión escolar en tres instituciones educativas portuguesasLos efectos de la comercialización de la educación superior en las trayectorias laborales de los docentes universitarios colombianos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

DANTAS, Lúcio Gomes  y  OLIVEIRA, Maria Regina Carvalho Teixeira de. A gestão profissional e a natureza de uma universidade católica. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23255.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v47i0.23255.

Nos últimos anos, a mercantilização da Educação Superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas têm solapado as Instituições de Ensino Superior (IES). O impacto da operacionalização dos serviços educacionais disponibilizados à sociedade tem apresentado aspectos que reverberam na gestão profissional, sobretudo nas universidades católicas. Diante disso, os imperativos mercadológicos têm afetado, sobremaneira, a missão e os valores das IES católicas. Nesse sentido, essa comunicação reflete aspectos constitutivos da gestão profissional e o impacto deles na identidade da universidade católica. Para realizar este estudo, utilizou-se o método qualitativo, de caráter exploratório, escrito sob a perspectiva de um ensaio teórico, no qual se realiza uma discussão conceitual sobre o modelo de gestão profissional que atende ao mercado atual de Educação Superior. Utilizaram-se, ainda, documentos de uma universidade católica, bem como de sua mantenedora, para fazer interface com as concepções de gestões vigentes no cenário atual das IES. Discutiram-se as concepções que permeiam a gestão, a missão e os valores institucionais perante as demandas do atual mercado educacional superior. Observou-se que, na discussão dos autores, critica-se a forma de gerir sob a perspectiva do mercado neoliberal e que seu principal impacto na Educação Superior pode desqualificar a identidade da universidade católica. Conclui-se que é importante preservar a identidade desse tipo de universidade, uma vez que se leva em conta a comunidade de estudiosos que se dedica à investigação, ao ensino e às várias formas de serviço à comunidade como promoção dos saberes e missão cultural.

Palabras clave : Gestão educacional; Universidade católica; Identidade; Mercado educacional..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )