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Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

DANTAS, Lúcio Gomes  e  OLIVEIRA, Maria Regina Carvalho Teixeira de. A gestão profissional e a natureza de uma universidade católica. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23255.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v47i0.23255.

Nos últimos anos, a mercantilização da Educação Superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas têm solapado as Instituições de Ensino Superior (IES). O impacto da operacionalização dos serviços educacionais disponibilizados à sociedade tem apresentado aspectos que reverberam na gestão profissional, sobretudo nas universidades católicas. Diante disso, os imperativos mercadológicos têm afetado, sobremaneira, a missão e os valores das IES católicas. Nesse sentido, essa comunicação reflete aspectos constitutivos da gestão profissional e o impacto deles na identidade da universidade católica. Para realizar este estudo, utilizou-se o método qualitativo, de caráter exploratório, escrito sob a perspectiva de um ensaio teórico, no qual se realiza uma discussão conceitual sobre o modelo de gestão profissional que atende ao mercado atual de Educação Superior. Utilizaram-se, ainda, documentos de uma universidade católica, bem como de sua mantenedora, para fazer interface com as concepções de gestões vigentes no cenário atual das IES. Discutiram-se as concepções que permeiam a gestão, a missão e os valores institucionais perante as demandas do atual mercado educacional superior. Observou-se que, na discussão dos autores, critica-se a forma de gerir sob a perspectiva do mercado neoliberal e que seu principal impacto na Educação Superior pode desqualificar a identidade da universidade católica. Conclui-se que é importante preservar a identidade desse tipo de universidade, uma vez que se leva em conta a comunidade de estudiosos que se dedica à investigação, ao ensino e às várias formas de serviço à comunidade como promoção dos saberes e missão cultural.

Palavras-chave : Gestão educacional; Universidade católica; Identidade; Mercado educacional..

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