SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A gestão profissional e a natureza de uma universidade católica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SALAZAR, Omar Cabrales  e  PEREZ, Vianney Díaz. Os efeitos da comercialização do ensino superior sobre trajetórias de trabalho dos professores universitários colombianos. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23294.  Epub 19-Nov-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i.23294.

O artigo é resultado da pesquisa intitulada "Trajetórias trabalhistas intergeracionais e perspectivas do trabalho docente universitário na Colômbia". Foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa apoiada principalmente no método biográfico de pesquisa social, método este centrado em trajetórias de trabalho. O presente estudo investigou as consequências que a comercialização da educação superior deixou sobre o trabalho de professores universitários de quatro cidades da Colômbia. Três coortes intergeracionais foram analisadas em três amostras focais de professores universitários, os quais, por meio de entrevistas semiestruturadas, foram questionados sobre as consequências geradas pela comercialização do ensino superior em seu trabalho, tomando-o a partir de dois referenciais: como gerador de renda e construtor de identidade. São analisadas as políticas de qualidade, internacionalização e flexibilidade curricular, entendendo-as como sistemas que operacionalizam os novos modelos de gestão nas universidades. Como resultados, indicamos que tais políticas vem gerando um aumento da carga horária docente, o que leva ao aumento da precariedade do trabalho, promovendo a competitividade, a deterioração da qualidade de vida e a diluição de sua identidade profissional docente.

Palavras-chave : Comercialização da educação; Identidade de professores; Ensino precário..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )