SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45La obligación de la matrícula para la Educación Infantil: posibles retrocesos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

FIALHO, Wanessa Cristiane Gonçalves  y  MENDONCA, Samuel. O Pisa como indicador de aprendizagem de Ciências. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e20107.  Epub 18-Feb-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20107.

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) é um programa de avaliação comparada da aprendizagem de alunos, criado por países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo deste artigo foi analisar os resultados do Brasil no conteúdo de Ciências, nos anos de 2006 e de 2015, no Pisa, procurando observar as mudanças ocorridas, em relação a aprendizagem de Ciências e em termos de políticas públicas para essas alterações. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, seguida de análise de documentos oficiais a partir de dados do Pisa e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados indicam que políticas públicas devem ser desenvolvidas para a melhoria do ensino de Ciências, que se encontra em segundo plano, em relação aos conteúdos de Português e Matemática.

Palabras clave : Avaliação em Larga Escala; Pisa; Ensino de Ciências..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )