SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A obrigatoriedade de matrícula para a Educação Infantil: possíveis retrocessosFormação de professores: desafio da pesquisa como prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

THIENGO, Lara Carlette  e  BIANCHETTI, Lucídio. O Programa Horizonte 2020 da União Europeia e a perspectiva universidade de classe mundial: aproximações e tendências. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e20066.  Epub 28-Abr-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20066.

Neste artigo analisamos o Programa-Quadro da União Europeia (UE) para a Investigação e a Inovação - Horizonte 2020, lançado pela Comissão Europeia em 2014, como parte da Estratégia Europa 2020. O objetivo é demonstrar como este Programa é estruturado/fundamentado a partir de elementos da concepção de World Class University, (Universidade de Classe Mundial) que vem sendo difundida pelos Organismos Internacionais, especialmente o Banco Mundial, Think-Thanks, especialistas e rankings acadêmicos. Para isso, em termos teóricos-metodológicos, utilizamos o levantamento bibliográfico e a análise documental, buscando compreender as totalidades das relações/fenômenos, bem como as contradições, influências, relações de força e projetos em disputa que os atravessam. Por ora, compreendemos que H2020 “coroa” o longo processo de relativização de determinada universidade europeia, instaurando/reforçando uma concepção de universidade que vai ao encontro de características do modelo de excelência ou de classe mundial.

Palavras-chave : World Class University; Horizonte 2020; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )