SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The European Union Horizon 2020 program and the world class university perspective: approaches and trendsTeaching in multigrade classes in countryside: ways to form and understand the differences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ALMEIDA, Cristiane de; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira  and  LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Formação de professores: desafio da pesquisa como prática pedagógica. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e20259.  Epub Apr 20, 2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20259.

O objetivo deste artigo foi analisar um processo interativo de formação de professores desenvolvido em uma escola de Educação Básica do Estado do Rio Grande do Sul (RS), permeado pela pesquisa. Constituiu-se um grupo de estudos com professoras da área de Ciências da Natureza, que planejaram e desenvolveram aulas para três turmas do Segundo Ano do Ensino Médio, com foco na proposta de (re)organização curricular denominada Situação de Estudo (SE), que tem como aporte teórico o referencial histórico-cultural, com sua base principal em Vigotski. Investigou-se, neste processo, as possibilidades de articulação dos conteúdos escolares com temáticas consideradas relevantes socialmente. Da análise dos dados emergiram três categorias: Pesquisa como princípio pedagógico; Pesquisa como princípio educativo; e Articulação dos conteúdos escolares com as pesquisas dos estudantes. Os dados produzidos trouxeram indícios de que o processo interativo contribuiu na construção de aprendizagens dos estudantes e das professoras, uma vez que, ao modificarem sua prática pedagógica para melhor orientar os discentes em suas pesquisas, também fizeram investigação, considerando a pesquisa como princípio pedagógico e educativo.

Keywords : Ensino de Ciências da Natureza; Formação de professores; Teoria histórico-cultural..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )