SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Teacher training: challenge of research as a pedagogical practiceHistorical trajectory of management of Santa Catarina state public schools: pros and cons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

MOTA, Charles Maycon de Almeida  and  SILVA, Fabrício Oliveira da. Docência em classes multisseriadas na roça: modos de formar-se e compreender as diferenças. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e20903.  Epub May 04, 2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20903.

Este trabalho objetiva compreender o conhecimento de si como um espaço de formação que evidencia a prática desenvolvida na docência em classes multisseriadas, como um fazer que se reconfigura a partir da dinâmica que se efetiva através das relações que se dão no cotidiano da escola. Trata-se de uma pesquisa de base qualitativa, desenvolvida por meio da abordagem (auto)biográfica como perspectiva metodológica, pela centralidade na análise de narrativas que o sujeito produz. Assim, elegemos as entrevistas narrativas como um dispositivo de investigação. A pesquisa foi desenvolvida com três professores da Educação Básica que vivem e convivem em contextos rurais e também desenvolvem à docência em classes multisseriadas de suas comunidades, no município de Várzea do Poço, interior da Bahia. O estudo permitiu concluir que a formação é fundamentada numa concepção que toma o conhecimento de si como espaço de formação e, também, o coloca como elemento constituinte do processo de formação, autoformação e ecoformação. As narrativas (auto)biográficas revelam como os professores concebem as diferenças a partir de suas próprias experiências e histórias de vida e formação. Falar de si configura-se enquanto um procedimento formativo construído entre e com os professores a partir de cinco princípios da formação que se congregam entre si e transversalizam o fazer docente nas classes multisseriadas.

Keywords : Formação docente; Classes Multissseriadas; Ruralidades contemporâneas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )