SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Investigaciones en Tecnologías Educacionales en un Programa de Posgrado en EducaciónFormación docente e historia oral: narraciones y algunas posibilidades (im)metodológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do  y  CASTRO FILHO, José Aires de. Mobile collaborative learning e o ensino de Ciências em diferentes contextos educacionais. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23002.  Epub 19-Jun-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23002.

O estudo mostra como as tecnologias móveis auxiliaram as aulas de Ciências, articulando conteúdo curricular e situações reais vividas na comunidade. Optou-se por uma abordagem qualitativa com o emprego da pesquisa-ação, envolvendo o trabalho colaborativo de uma professora interessada em contribuir com a resolução de preocupações relacionadas ao uso dessas tecnologias no contexto escolar. As entrevistas, o diário de campo e as observações das aulas foram analisadas e codificadas. Os resultados indicam que os elementos que subsidiam a Mobile Collaborative Learning, a partir da prática docente apoiada por dispositivos móveis, reconhecem a importância docente como mediador, envolvendo os alunos nas discussões sobre os temas estudados em diferentes contextos de aprendizagem. Para que essas tecnologias se integrem às atividades escolares é preciso tornar o currículo mais flexível, tanto ao planejamento quanto à execução, assim repensar políticas públicas que incentivem o uso desses dispositivos na escola, especialmente aqueles de uso próprio dos estudantes.

Palabras clave : Mobile Learning; Prática Docente; Dispositivos Móveis; Formação Docente..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )