SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Mobile collaborative learning e o ensino de Ciências em diferentes contextos educacionaisJuventudes, tecnologias e educação: contextos emergentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

PRADO, Rosemeiry de Castro  e  GONZALES, Kátia Guerchi. Formação de professor e história oral: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e20067.  Epub 19-Jun-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20067.

Este trabalho é um exercício do que tem sido chamado, nas investigações do Grupo de “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM), de metodologia em trajetória, isto é, o modo como, ao desenvolver um trabalho específico, questões de natureza metodológica surgem e podem/devem ser tematizadas pelo pesquisador como parte de sua pesquisa que, assim, contribui para o arcabouço metodológico de todo o seu grupo. No caso, a pesquisa em questão trata de um estudo das Faculdades de Tecnologia (FATECs) do Estado de São Paulo e se inscreve no projeto do GHOEM chamado “Mapeamento da formação e atuação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil”. Destarte, este artigo apresenta uma breve síntese de alguns trabalhos já desenvolvidos nesse Projeto de Mapeamento, localizando nele, especificamente, a pesquisa sobre a FATEC para, em seguida, tendo como exemplo uma entrevista realizada para esta investigação, problematizar um aspecto metodológico do trabalho com narrativas, apontando algumas de suas possíveis fragilidades e potencialidades.

Palavras-chave : Narrativas; Entrevistas; Formação de professores; Metodologias de Pesquisa; História da Educação Matemática..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )