SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Formação de professor e história oral: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicasO profissional de apoio e a inclusão de alunos público-alvo da educação especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

HABOWSKI, Adilson Cristiano  e  CONTE, Elaine. Juventudes, tecnologias e educação: contextos emergentes. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e21363.  Epub 19-Jun-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21363.

O artigo, de abordagem hermenêutica, teve por objetivo identificar as problemáticas e desafios em torno dos debates sobre juventudes, tecnologias e educação, analisando as teses de doutorado produzidas em universidades públicas brasileiras, disponibilizadas no portal de domínio público da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2012 a 2016. Os resultados colocam em questão as fronteiras dos campos das tecnologias educacionais e das juventudes, oferecendo bases para repensar as dimensões sociais das tecnologias nas práticas mobilizadoras do educar, apresentando propostas desafiadoras, críticas e com potencial reconstrutivo de conhecimentos ao dar visibilidade a essas preocupações e tendências atuais.

Palavras-chave : Juventudes; Tecnologias digitais; Diálogos; Educação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )