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Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Políticas de ampliação da jornada escolar: fundamentos e proposições. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23074.  Epub 30-Jul-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23074.

Este ensaio teve como objetivo analisar alguns fundamentos que embasam a formulação e a implementação de políticas de ampliação da jornada escolar: articulação entre educação formal e educação não formal, ideia de cidade educadora, noção de território educativo, noção de intersetorialidade, enfoque de relações intergovernamentais e abordagem de redes de políticas. O conhecimento empírico mostra que esses aspectos, no todo ou em parte, têm fundamentado estratégias políticas em vigor em alguns países. A articulação entre esses seis fundamentos possibilitou a elaboração de um esquema analítico denominado Enfoque Integrador. Esse enfoque é, ao mesmo tempo, modelo de análise e modo de gestão de políticas públicas, o que permitiu a sistematização de algumas proposições à formulação e implementação de políticas de ampliação da jornada escolar.

Palavras-chave : Jornada escolar; Educação em tempo integral; Análise de política pública; Política educacional.

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