SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Extended school day policies: fundamentals and proposalsSocial sources of physics’ knowledge: an investigation with teachers graduated in biological sciences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

MARTINS, Cintia Gonçalves  and  RABELO, Giani. Jornal Escolar na concepção de Célestin Freinet: diálogos com a legislação educacional catarinense - 1940. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e21640.  Epub July 30, 2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21640.

Este artigo se dedica a realizar um diálogo entre a proposta do educador escolanovista Célestin Freinet sobre a utilização dos Jornais Escolares como práticas pedagógicas e seu uso nas escolas do estado de Santa Catarina, Brasil, em meados de 1940, a partir da análise da legislação estadual que regulamentou as Associações Auxiliares da Escola, em especial o Decreto-lei n. 3.735/1946 de Santa Catarina. A legislação catarinense de 1946 buscou se aproximar da perspectiva escolanovista com a criação das Associações Auxiliares da Escola às quais a Associação do Jornal Escolar pertenceu. Assim, analisamos a legislação estadual e a difusão, a partir da década de 1920, dos trabalhos de Freinet com relação à prática do Jornal Escolar. No estudo, observamos a tentativa dos governos e dos dirigentes educacionais do Estado catarinense de se aproximarem das ideias pedagógicas escolanovistas com a prática dos Jornais Escolares. Todavia, na realização da análise, observamos contradições entre a proposta da legislação e os princípios de Freinet sobre a utilização do Jornal Escolar.

Keywords : Jornal Escolar; Escola Nova; Célestin Freinet..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )