SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Políticas de ampliación de la jornada escolar: fundamentos y proposicionesFuentes sociales del conocimiento físico: una investigación con profesores con graduación en ciencias biológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

MARTINS, Cintia Gonçalves  y  RABELO, Giani. Jornal Escolar na concepção de Célestin Freinet: diálogos com a legislação educacional catarinense - 1940. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e21640.  Epub 30-Jul-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21640.

Este artigo se dedica a realizar um diálogo entre a proposta do educador escolanovista Célestin Freinet sobre a utilização dos Jornais Escolares como práticas pedagógicas e seu uso nas escolas do estado de Santa Catarina, Brasil, em meados de 1940, a partir da análise da legislação estadual que regulamentou as Associações Auxiliares da Escola, em especial o Decreto-lei n. 3.735/1946 de Santa Catarina. A legislação catarinense de 1946 buscou se aproximar da perspectiva escolanovista com a criação das Associações Auxiliares da Escola às quais a Associação do Jornal Escolar pertenceu. Assim, analisamos a legislação estadual e a difusão, a partir da década de 1920, dos trabalhos de Freinet com relação à prática do Jornal Escolar. No estudo, observamos a tentativa dos governos e dos dirigentes educacionais do Estado catarinense de se aproximarem das ideias pedagógicas escolanovistas com a prática dos Jornais Escolares. Todavia, na realização da análise, observamos contradições entre a proposta da legislação e os princípios de Freinet sobre a utilização do Jornal Escolar.

Palabras clave : Jornal Escolar; Escola Nova; Célestin Freinet..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )