SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Periódico escolar en la concepción de Célestin Freinet: diálogos con la legislación educativa de Santa Catarina - 1940Programa Future-se: implicaciones sobre la autonomia de las instituiciones federales de educación y sobre el derecho a la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SILVA, Alexandre Leite dos Santos; LOPES, Suzana Gomes  y  TAKAHASHI, Eduardo Kojy. Fontes sociais do conhecimento físico: uma investigação com professores graduados em ciências biológicas. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e21311.  Epub 22-Jul-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21311.

Este artigo teve por objetivo ampliar a compreensão sobre a formação e os saberes dos professores de Ciências com relação ao conhecimento físico a partir dos sentidos atribuídos por eles às suas experiências formativas e da identificação das fontes sociais do seu conhecimento. Para isso, foi desenvolvida uma investigação narrativa com quatro professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas de um município mineiro. A interpretação das narrativas aponta que os professores de Ciências participantes da pesquisa tiveram acesso a uma série de fontes sociais para a construção dos conhecimentos físicos utilizados em sua prática docente, sendo apontadas como mais significantes a formação escolar antes da graduação, a formação profissional continuada, as “ferramentas” de ensino e a experiência profissional. Os resultados apontam que há fragilidades na formação profissional inicial docente para o ensino de Física no Ensino Fundamental em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Entretanto, as outras fontes sociais citadas também possuem fragilidades. Por isso, aponta-se neste estudo a importância da formação continuada para suprir a carência de conhecimentos físicos e o desenvolvimento da reflexão crítica de professores de Ciências para atuarem como atores sociais.

Palabras clave : Ensino de Física; Ensino de Ciências; Saberes docentes; Fontes de conhecimento; Ensino Fundamental..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )