SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Programa Future-se: impactos sobre a autonomia das Instituições Federais de Ensino e sobre o direito à educaçãoFormação docente e educação profissional: análise a partir de Shulman e Fleck índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

AVEIRO, Martín Omar. A educação nas letras do Eduardo Mallea e seu método kierkergaardiano. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23221.  Epub 23-Jul-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23221.

O presente artigo é parte do projeto de pesquisa: “Aspectos acadêmicos e pedagógicos nos emadeiramentos discursivos de Eduardo Mallea”, localizado no Departamento de Humanidades da Universidad Nacional del Sur. O mesmo da conta de como as questões que fazem o problema educacional aparecem na obra literária do autor argentino, nascido na cidade de Bahía Blanca, localizada na costa atlântica da província de Buenos Aires. Nesta ocasião, colocamos seus pensamentos em sintonia com as contribuições derivadas dos escritos filosóficos do dinamarquês Sören Kierkegaard, como um pensador da diferença e, portanto, um crítico agudo dos conceitos que a modernidade arrasta. Assuntos que compõem significativamente as letras do bonaerense e nos permitem uma virada linguística para a filosofia da educação.

Palavras-chave : Eduardo Mallea; Educação; Literatura; Linguagem; Kierkegaard..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )