SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45La educación en los escritos de Eduardo Mallea y su método KierkergaardianoBiografía de la educadora Josete Sales: reflexiones sobre la formación docente en Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; ARAUJO, Maria Cristina Pansera de  y  SLONGO, Ione Ines Pinsson. Formação docente e educação profissional: análise a partir de Shulman e Fleck. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e21665.  Epub 23-Jul-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.21665.

O artigo relata estudo que teve o objetivo de analisar aspectos da formação docente para a atuação na educação profissional a partir do pensamento de Shulman (1986, 2005), Fleck (2010)e seus intérpretes. Trata-se de pesquisa bibliográfica, orientada pela Análise Textual Discursiva (MORAES; GALLIAZI, 2013). Nas obras de Shulman o foco esteve nas categorias de saberes docentes, particularmente o “conhecimento pedagógico do conteúdo”. Na obra de Fleck foram priorizadas as categorias epistemológicas “estilo de pensamento”, “coletivo de pensamento”, “círculos” e “circulações” de ideias. Essas categorias mostraram-se profícuas para uma análise dos saberes da docência presentes na formação e na prática dos professores da educação profissional. Considerando a aproximação existente entre as categorias teóricas dos dois autores, foi possível analisar que a aquisição do conhecimento pedagógico do conteúdo, pelos docentes da educação profissional, ocorre, de modo geral, no exercício da docência e em processos formativos. Em ambas as situações, houve destaque para a inserção dos docentes em distintos coletivos de pensamento, bem como para a circulação de ideias, em âmbitos intra e intercoletivos. Desse modo, tanto a formação quanto o cotidiano da docência na educação profissional, enquanto um espaço de educação continuada, mostraram-se lócus privilegiados para a aquisição e disseminação dos conhecimentos necessários à docência, particularmente o conhecimento pedagógico do conteúdo.

Palabras clave : Shulman e os saberes docentes; Epistemologia de Fleck; Formação de professores; Docência na educação profissional..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )