SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Formación docente y educación profesional: análisis de Shulman y FleckAsociaciones pública-privadas: reflexiones sobre el concepto de hegemonía en el contexto de las políticas educacionales municipales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de  y  NASCIMENTO, Lorena Brenda Santos. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23790.  Epub 27-Jul-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23790.

O estudo trata da educação formal e formação de professoras no Ceará a partir da biografia de uma educadora. Objetiva compreender a formação educativa e as contribuições tecidas pela professora Josete de Oliveira Castelo Branco Sales na constituição do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. Para alcançar esse escopo, desenvolveu-se um estudo do tipo biográfico por meio da metodologia da História Oral, que viabilizou a realização de entrevistas livres para a coleta de narrativas orais - gravadas, transcritas, textualizadas e validadas. Constatou-se que Josete Sales obteve uma formação educacional diferenciada, possibilitada por ter condições financeiras que lhe proporcionaram prosseguimento nos estudos e pelo apoio familiar - da mãe, desde o ensino das primeiras letras, e do marido, que assumiu o revezamento no cuidado da casa e dos filhos -, rompendo padrões patriarcais e machistas. Sua educação formal perpassou por grupo escolar, telensino, escola normal e universidade; a educadora destacou-se como docente da referida Universidade cearense, em que coordenou a elaboração do projeto político-pedagógico do Curso de Pedagogia e foi idealizadora do Centro de Educação, fortalecendo a formação de professores cearenses. Sua biografia permitiu ampliar a compreensão acerca da História da Educação Feminina no Ceará e a constituição do Centro de Educação na Universidade Estadual do Ceará.

Palabras clave : Josete Sales; Universidade Estadual do Ceará; Biografia; Educação de mulheres; Centro de Educação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )