SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Equal opportunities and access to relevant knowledge: a study on equity in curriculum policiesContinuing training of literacy teachers: relationships with literacy and lettering author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

KACZAN, Marcelo; ROGERIO, Pedro  and  KACZAN, Maria Anita Vieira Lustosa. Experiências educativo-musicais na formação de um habitus musical. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23787.  Epub Aug 28, 2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i.23787.

Debate-se, neste escrito, a importância de se reafirmar o ensino de música nos espaços educativos, garantindo sua permanência no âmbito da escola regular. Assim, tem-se aqui como objetivo primordial apresentar a relevância da utilização de práticas educativo-musicais criativas para o ensino de música (FONTERRADA, 2015) como elemento potencializador do desenvolvimento humano, cognitivo, crítico, emocional, político e social. Essa maneira de ensinar música, com esteio em práticas criativas nas salas de aulas, traz múltiplas possibilidades de renovar o ensino de música e de se instaurar um habitus musical - uma cultura musical - ampliando o seu alcance ao maior número possível de estudantes. O motor central das discussões é a necessidade de se reinventar o ensino de música ante a hegemonia da Indústria Cultural, propondo práticas diversificadas que incentivem a criação e a fruição, que possam romper com o ensino tradicional de música padronizado e com a lógica do consumo mercadológico que o repertório comercial forma nos ouvintes. É necessário incentivar a criação de experiências diversas consideradas singulares em razão do processo massivo que apenas reproduz modelos prontos e legitimados socialmente. Assim, é urgente investir em práticas criativas diferentes das atuais formas de ensinar música na escola.

Keywords : Ensino de Música; Práticas Criativas; Habitus Musical..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )