SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Educational-musical experiences in the formation of a musical habitusFreire’s critical and emancipatory pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ARRUDA, Leticia  and  GROSCH, Maria Selma. Formação continuada de professoras alfabetizadoras: relações com a alfabetização e letramento. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e24025.  Epub Aug 28, 2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i0.24025.

A formação continuada é um processo constante, sendo importante que promova a autonomia e a criticidade das professoras alfabetizadoras, além de oportunizar a busca de instrumentos necessários no processo de alfabetização e letramento dos estudantes. Ler e escrever proporcionam aos seres humanos a capacidade de ação segundo suas normas e conceitos e geram as condições necessárias para alcançar níveis mais elevados de aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a concepção das professoras alfabetizadoras sobre a alfabetização na perspectiva do letramento. Com abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de questionário, contendo nove perguntas fechadas, junto a 30 professoras efetivas com experiência em turmas de 1º e/ou 2º ano da rede municipal de educação de Lages, SC. Na segunda etapa da pesquisa empírica, foram selecionadas as professoras, de acordo com os critérios de inclusão, para a realização da entrevista semiestruturada. Após a pesquisa, foi possível verificar, de acordo com a percepção das professoras, que as turmas de 1º e 2º anos necessitam de um enfoque diferenciado, levando em consideração a importância da alfabetização e do letramento para os estudantes. Exaltam, também, a premência de práticas alfabetizadoras que promovam, com os estudantes, possibilidades de avanços no conhecimento e transformação da realidade social em que vivem. Desse modo, torna-se imprescindível que a formação continuada de alfabetizadoras oportunize às professoras aprofundarem questões inerentes a esse processo e que levem em consideração as práticas e exigências educacionais no desenvolvimento dos conteúdos curriculares da Educação Básica.

Keywords : Formação continuada; Alfabetização e letramento; Professoras alfabetizadoras..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )