SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Formação continuada de professoras alfabetizadoras: relações com a alfabetização e letramentoPor um currículo perspectivista: uma provocação Nietzschiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

AKKARI, Abdeljalil  e  MESQUIDA, Peri. A pedagogia crítica e emancipatória/libertadora de inspiração freireana. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e23948.  Epub 20-Ago-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i.23948.

Resumo

As ondas de refugiados migrados de diversas partes do mundo para a Europa, mas também para os Estados Unidos e para o Brasil, neste caso originários da Venezuela, em particular, e a forma como são tratados nos países que os “acolhem” nos motivaram a pensar no pensamento filosófico, político, social e pedagógico de Paulo Freire, a partir dos conceitos mais importantes. Este artigo objetiva desenvolver uma análise interpretativa, fundada na hermenêutica, em especial de Ricoeur (1989), da contribuição de Paulo Freire para os fundamentos teóricos e práticos da pedagogia crítica. Em primeiro lugar, analisamos o que, para nós, seriam os conceitos centrais da pedagogia freireana: opressão, conscientização, palavras geradoras, círculo de cultura, diálogo, práxis e emancipação. Em segundo lugar, destacamos a centralidade do “político” na pedagogia crítica de inspiração freireana, tanto em termos das políticas educacionais quanto no que diz respeito aos processos de aprendizagem. Em terceiro lugar, versamos as possibilidades de utilização da abordagem pedagógica de Freire na educação dos refugiados e dos estudantes que se encontram em situação de urgência e de conflitos. A pesquisa mostrou que a contribuição do pensamento de Freire para uma educação libertadora e amorosa e para a construção de uma sociedade colaborativa e acolhedora é inegável.

Palavras-chave : Freire; Pedagogia crítica; Políticas educacionais; Refugiados..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )