SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A pedagogia crítica e emancipatória/libertadora de inspiração freireana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

TEDESCHI, Sirley Lizott  e  TEDESCHI, Losandro Antônio. Por um currículo perspectivista: uma provocação Nietzschiana. Roteiro [online]. 2020, vol.45, e24344.  Epub 19-Nov-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v45i.24344.

Este artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo analisar e discutir a filosofia perspectivista de Nietzsche a fim de mostrar as implicações para o campo da educação e do currículo. Com base nos escritos de Nietzsche e de autores que dialogam com a obra nietzschiana, propomos evidenciar, em um primeiro momento, que o filósofo alemão ultrapassa os pressupostos da modernidade e inaugura uma nova dimensão da filosofia ao estabelecer o perspectivismo como modo de pensamento. Em um segundo momento, mostramos como o perspectivismo nietzschiano potencializa modos de pensar o currículo que primam não mais pela unidade e identidade - categorias metafísicas -, mas pela multiplicidade e diferença, já que não recorre a essencialismos e universalismos.

Palavras-chave : Currículo; Nietzsche; Perspectivismo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )