SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

COELHO, Wilma; BRITO, Nicelma  e  DIAS, Sinara. Identidade de estudantes negras e negros: a experiência do projeto Afrocientista NEAB/GERA/UFPA. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e26303.  Epub 08-Set-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46.26303.

Este artigo integra as discussões relativas à juventude negra e à construção da identidade. Seu objetivo consiste em analisar o processo de construção da identidade de adolescentes-juvenis negras e negros no âmbito do Afrocientista do NEAB/GERA. O Projeto Afrocientista promoveu formações para 100 (cem) estudantes do Ensino Médio no país, com o objetivo, definido pela ABPN, de “aproximar os jovens negros e negras oriundos de baixas classes econômicas e com alto potencial de engajamento acadêmico e social ao ambiente acadêmico universitário”. No âmbito da UFPA, o NEAB GERA constituiu um desses Núcleos da Região Norte que integraram este projeto, com a participação de 11 (onze) estudantes de duas escolas públicas situadas na região metropolitana de Belém. Por meio dos conceitos de violência simbólica, identidade, juventudes e juventude negra, o artigo problematiza as formulações das adolescentes-juvenis sobre sua condição étnica, seu lugar no mundo e a sua relação com a escola. Ele discute ainda o potencial de iniciativas correlatas para a formação de adolescentes-juvenis negras e negros, com vistas a superação de desigualdades estruturais. Para tanto, foram analisados os depoimentos e percepções das adolescentes-juvenis ao longo do projeto mediante os Grupos de Discussão. Aqueles foram analisados por meio da metodologia de análise de conteúdo e estas últimas a partir da etnografia escolar. Concluiu-se que as adolescentes-juvenis partícipes deste projeto ampliaram seu suporte conceitual para fortalecer seu compromisso com as próprias trajetórias e a ampliação de suas expectativas de futuro.

Palavras-chave : identidade; projeto afrocientista; juventudes; educação para as relações étnico-raciais; NEAB GERA/UFPA..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )