SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Relações entre currículo e didática: conceptualizações, desafios e conflitosUma rede passa pelo currículo: difração e modos de existência na política curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da  e  RITTER, Cláudia Sales. A experiência como perturbação à prescrição na política curricular. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23890.  Epub 24-Set-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23890.

O texto compõe-se de reflexões produzidas no âmbito de uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal no processo de formação continuada, com a participação de professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, visando explicitar a não simplicidade de uma suscitada adesão à Base Nacional Comum Curricular pelas escolas. Apoiadas no pensamento de Jacques Derrida, inicialmente apresentamos as noções de différance e tradução como importantes para pensar a educação. Em seguida, as noções de experiência e alteridade nos ajudam a deslocar a perspectiva de investigação com narrativas autobiográficas de uma tradição caracterizada pela linearidade e transparência baseada na evidência para a consideração da experiência como o terreno do impossível, porque feita de alteridade. Uma reconstituição das cenas da formação de professores na escola ocupa a discussão na terceira seção, como parte da empiria da pesquisa com a qual buscamos realçar os excessos atinentes à vida e à educação. Assim, assinalamos que, na educação, não se pode prescindir da experiência, tentando demonstrar como, mesmo quando a prescrição é reiterada como desejável e possível, num jogo que também bloqueia interpretações não restritivas de currículo e condições dignas de trabalho, ela não produz a precisão e a mesmidade requeridas pela BNCC. Defendemos, neste prisma, a irredutibilidade da experiência à prescrição, a perturbá-la como dimensão sem a qual nem a educação existiria, nem necessidade da política haveria.

Palavras-chave : Política curricular; Experiência; Alteridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )