SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46A network passes through curriculum: diffraction and modes of existence in curriculum policyRegulatory discursive demands to “make the base come out of paper” in Western Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

TOME, Claudia  and  SANTOS, Maria. Formação em deslocamentos: ficção e contrariedade em torno na BNCC. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23829.  Epub Sep 24, 2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23829.

No Estado do Rio Grande do Norte a formação de professores em torno da Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental (BNCC) tem ganhado corpo através de agentes como as Diretorias Regionais de Educação e Cultura, em articulação com a Secretaria do Estado da Educação e da Cultura, e Secretarias Municipais de Educação. Neste texto, interessa-nos discutir, a partir de uma visão pós-fundacional, a ideia de implementação da base, considerando o Documento Curricular do Rio Grande do Norte (DCRN) e outros materiais utilizados por esses agentes no processo de formação de professores, cujo protagonismo é exercido pelos coordenadores pedagógicos como multiplicadores de uma formação alinhada à base. Além do conjunto de materiais, lançamos mão de narrativas dos agentes multiplicadores da formação, em um grupo de rede social, que chamamos de grupo focal à base. Nosso interesse é entender como os sujeitos formadores têm significado formação de professores, tomando como referência o DCRN, sem perder de vista o comum da BNCC. Argumentamos que a formação produz deslocamentos em que a escola é recolocada como campo de disputa que tenciona o sentido de educação de qualidade pela significação da formação como insuficiente, ainda que disruptiva. A nossa defesa é que, embora não se divorcie da norma, o processo de formação como implementação de currículos no Rio Grande do Norte pode ser potente para, entre fixações, ficções e tensões, produzir novos arquivos e, por vezes, novos sentidos.

Keywords : Base Nacional Comum Curricular; Ensino Fundamental; Formação de Professores; Deslocamento; Rio Grande do Norte..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )