SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Una red pasa por el currículo: difracción y modos de existencia en la política curricularDemandas discursivas regulatorias para "sacar BNCC del papel" en el Oeste de Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

TOME, Claudia  y  SANTOS, Maria. Formação em deslocamentos: ficção e contrariedade em torno na BNCC. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23829.  Epub 24-Sep-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23829.

No Estado do Rio Grande do Norte a formação de professores em torno da Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental (BNCC) tem ganhado corpo através de agentes como as Diretorias Regionais de Educação e Cultura, em articulação com a Secretaria do Estado da Educação e da Cultura, e Secretarias Municipais de Educação. Neste texto, interessa-nos discutir, a partir de uma visão pós-fundacional, a ideia de implementação da base, considerando o Documento Curricular do Rio Grande do Norte (DCRN) e outros materiais utilizados por esses agentes no processo de formação de professores, cujo protagonismo é exercido pelos coordenadores pedagógicos como multiplicadores de uma formação alinhada à base. Além do conjunto de materiais, lançamos mão de narrativas dos agentes multiplicadores da formação, em um grupo de rede social, que chamamos de grupo focal à base. Nosso interesse é entender como os sujeitos formadores têm significado formação de professores, tomando como referência o DCRN, sem perder de vista o comum da BNCC. Argumentamos que a formação produz deslocamentos em que a escola é recolocada como campo de disputa que tenciona o sentido de educação de qualidade pela significação da formação como insuficiente, ainda que disruptiva. A nossa defesa é que, embora não se divorcie da norma, o processo de formação como implementação de currículos no Rio Grande do Norte pode ser potente para, entre fixações, ficções e tensões, produzir novos arquivos e, por vezes, novos sentidos.

Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular; Ensino Fundamental; Formação de Professores; Deslocamento; Rio Grande do Norte..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )