SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Uma rede passa pelo currículo: difração e modos de existência na política curricularDemandas discursivas regulatórias para “fazer a BNCC sair do papel” no Oeste da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

TOME, Claudia  e  SANTOS, Maria. Formação em deslocamentos: ficção e contrariedade em torno na BNCC. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23829.  Epub 24-Set-2020. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23829.

No Estado do Rio Grande do Norte a formação de professores em torno da Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental (BNCC) tem ganhado corpo através de agentes como as Diretorias Regionais de Educação e Cultura, em articulação com a Secretaria do Estado da Educação e da Cultura, e Secretarias Municipais de Educação. Neste texto, interessa-nos discutir, a partir de uma visão pós-fundacional, a ideia de implementação da base, considerando o Documento Curricular do Rio Grande do Norte (DCRN) e outros materiais utilizados por esses agentes no processo de formação de professores, cujo protagonismo é exercido pelos coordenadores pedagógicos como multiplicadores de uma formação alinhada à base. Além do conjunto de materiais, lançamos mão de narrativas dos agentes multiplicadores da formação, em um grupo de rede social, que chamamos de grupo focal à base. Nosso interesse é entender como os sujeitos formadores têm significado formação de professores, tomando como referência o DCRN, sem perder de vista o comum da BNCC. Argumentamos que a formação produz deslocamentos em que a escola é recolocada como campo de disputa que tenciona o sentido de educação de qualidade pela significação da formação como insuficiente, ainda que disruptiva. A nossa defesa é que, embora não se divorcie da norma, o processo de formação como implementação de currículos no Rio Grande do Norte pode ser potente para, entre fixações, ficções e tensões, produzir novos arquivos e, por vezes, novos sentidos.

Palavras-chave : Base Nacional Comum Curricular; Ensino Fundamental; Formação de Professores; Deslocamento; Rio Grande do Norte..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )