SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46La BNCC y el Currículo de la Educación Infantil y de la Enseñanza Fundamental en SergipeNarraciones de un escenario: ciclo de formación humana en el municipio de Irecê - Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

DESTRO, Denise de Souza. A ressignificação da Base Nacional Comum Curricular na rede municipal de Juiz de Fora/MG. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23809.  Epub 01-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23809.

O objetivo do texto é identificar e refletir acerca da ressignificação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pela rede pública municipal de ensino de Juiz de Fora/MG, atentando-se para os processos de tradução que ocorrem na reelaboração de suas propostas curriculares. A identificação de demandas curriculares é destacada nesse processo de reelaboração curricular dos diferentes componentes curriculares, criando-se um espaço de visibilidade da cultura e dos processos pedagógicos locais. Defendo que a implementação da BNCC não se dá em simples processo de transferência de um documento nacional para uma realidade específica, pois há diferentes traduções que implicam em articular demandas curriculares locais, possibilitando a produção de outros sentidos para o currículo da rede municipal de Juiz de Fora/MG. A Teoria do Discurso, apropriada pelo campo do currículo, subsidia as discussões empreendidas. Os caminhos traçados pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora/MG sugerem a participação de escolas e seus profissionais no processo de reelaboração curricular, abrangendo os currículos já existentes na rede que, em seu processo de construção, contou com a participação de profissionais da Educação da rede. As demandas curriculares que se destacam nos diferentes grupos disciplinares relacionam-se àqueles referentes ao conhecimento e sua sistematização ao longo da Educação Básica. Assim, há uma pluralidade de sentidos inerente ao processo político de reformulação curricular na rede municipal de Juiz de Fora que viabiliza a contingência das escolhas atribuídas ao processo de ressignificação da BNCC, impedindo, dessa forma, a verticalidade da leitura dessa política educacional de centralidade curricular.

Palabras clave : BNCC; Currículo; Conhecimento; Demanda curricular..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )