SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46La resignificación de la Base Nacional Común Curricular en la red municipal de Juiz de Fora/MGCurrículo de ciencias: alquimia de las asignaturas escolares y producción de autonomía docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

CARVALHO, Maria Inez  y  OLIVEIRA, Fabrízia Pires de. Narrativas de um cenário: ciclo de formação humana no município de Irecê - Bahia. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e26638.  Epub 23-Mar-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.26638.

Este texto, com discurso que se aproxima ecleticamente dos estudos curriculares filosoficamente não-finalistas e não-totalizantes, narra o cenário engendrado tempo espacialmente no semiárido brasileiro do século XXI, de implantação da Política de Ciclo de Formação Humana no município de Irecê, Bahia. É uma narrativa que, valendo-se de um encadeamento discursivo atravessador das seguintes dimensões: a. teórica - o movimento não essencialista e não fundacional e, b. geo-histórica - a longa parceria entre uma universidade brasileira e a Secretaria de Educação municipal, inventa (no sentido semântico de “trazer à luz” o que já existe) um singular cenário educativo. Informa que a cidade ofereceu Licenciatura em Pedagogia, Especialização em Currículo Escolar e Mestrado Profissional em Educação aos professores do município que em seus estudos acadêmicos elaboraram o que foi a base da Proposta Curricular hoje implantada no município: Ciclo de Educação Humana - Educação Integral e Integrada. Anuncia ser um cenário curricular possibilitador de uma leitura radical das coisas do mundo para os educadores - com potente formação docente - para os estudantes - com ciência e arte, principalmente, a literatura - e para o entorno do município que recebe as ressonâncias, mais ou menos diretamente, de tudo o que é realizado. E, finalizando, pondera que a aceitação da contingência, do risco, da provisoriedade, enfim, a emergência acontecimental encarada como parte compulsória da vida e, não como condição a ser combatida em nome do sucesso curricular, como ocorre, hegemonicamente nas propostas curriculares centralizadas, torna este cenário potencial traidor da natureza da BNCC.

Palabras clave : Currículo; Fundamentos Fracos; Cenários Educativos; Ciclo de Formação Humana..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )