SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Training teachers who teach mathematics from a perspective of complexity: discussion gathering experiential fragmentsThe importance of participation in the classroom study in continuing training of teachers who teach measures in the initial years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

RIBEIRO, Elisângela Soares; SANT’ANA, Irani Parolin  and  SANT’ANA, Claudinei de Camargo. Desafios do ensino de matemática com tecnologias digitais nos anos iniciais. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23740.  Epub Feb 22, 2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23740.

Esta artigo é um recorte da pesquisa de mestrado que possui como objetivo principal identificar e analisar as possibilidades, desafios em utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Foi realizado um curso de extensão semipresencial em 2016 para professores dos anos iniciais da Educação Básica. Como parte do desenvolvimento da pesquisa nos valemos do Fórum de Discussão do Facebook (FDF) e o Diário dos participantes que foi produzido no Google DOC (DB). Os dados foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD) e os resultados apontam que os professores reconhecem que as Tecnologias Digitais (TD) estão cada vez mais próximas da vida escolar bem como a importância da formação continuada para alavancar a utilização das TD em sala de aula.

Keywords : Formação Docente; Desafios; Tecnologias..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )