SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Formación profesores que enseñan matemáticas desde una perspectiva de la complejidad: discusión agregando fragmentos experiencialesLa importancia de la participación em el estudio de aula em la formación continua de profesores que enseñan medidas em los años iniciales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

RIBEIRO, Elisângela Soares; SANT’ANA, Irani Parolin  y  SANT’ANA, Claudinei de Camargo. Desafios do ensino de matemática com tecnologias digitais nos anos iniciais. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23740.  Epub 22-Feb-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23740.

Esta artigo é um recorte da pesquisa de mestrado que possui como objetivo principal identificar e analisar as possibilidades, desafios em utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Foi realizado um curso de extensão semipresencial em 2016 para professores dos anos iniciais da Educação Básica. Como parte do desenvolvimento da pesquisa nos valemos do Fórum de Discussão do Facebook (FDF) e o Diário dos participantes que foi produzido no Google DOC (DB). Os dados foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD) e os resultados apontam que os professores reconhecem que as Tecnologias Digitais (TD) estão cada vez mais próximas da vida escolar bem como a importância da formação continuada para alavancar a utilização das TD em sala de aula.

Palabras clave : Formação Docente; Desafios; Tecnologias..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )