SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Formação de professores que ensinam matemática em uma perspectiva de complexidade: discussão agregando fragmentos experienciaisA importância da participação no estudo de aula na formação continuada de professores que ensinam medidas nos anos iniciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

RIBEIRO, Elisângela Soares; SANT’ANA, Irani Parolin  e  SANT’ANA, Claudinei de Camargo. Desafios do ensino de matemática com tecnologias digitais nos anos iniciais. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23740.  Epub 22-Fev-2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23740.

Esta artigo é um recorte da pesquisa de mestrado que possui como objetivo principal identificar e analisar as possibilidades, desafios em utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Foi realizado um curso de extensão semipresencial em 2016 para professores dos anos iniciais da Educação Básica. Como parte do desenvolvimento da pesquisa nos valemos do Fórum de Discussão do Facebook (FDF) e o Diário dos participantes que foi produzido no Google DOC (DB). Os dados foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD) e os resultados apontam que os professores reconhecem que as Tecnologias Digitais (TD) estão cada vez mais próximas da vida escolar bem como a importância da formação continuada para alavancar a utilização das TD em sala de aula.

Palavras-chave : Formação Docente; Desafios; Tecnologias..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )