SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46The importance of participation in the classroom study in continuing training of teachers who teach measures in the initial yearsKindergarten and primary prospective teachers’ interpretative knowledge in the scope of subtraction: potentialities for improving teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

GUTIERREZ-SALDIVIA, Ximena; NAVARRO, Cecilia Barría  and  DIAZ-LEVICOY, Danilo. Desenho Universal para a Aprendizagem como metodologia para o ensino da matemática na formação dos futuros professores de educação especial. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e23731.  Epub Feb 22, 2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.23731.

O tema central do artigo relaciona-se com uma prática inovadora na formação dos futuros professores de educação especial, onde utiliza-se o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia no ensino da matemática dentro do curso ferramentas de aceso para o aprendizado das matemáticas I. A implementação do DUA constitui uma estratégia para favorecer a aprendizagem de todos os estudantes e uma oportunidade para modelar estratégias de ensino diversificadas. O objetivo do trabalho é divulgar a implementação do DUA. Nesse contexto, foram analisadas as práticas das professoras do curso e as percepções das estudantes, identificando-se uma metodologia de ensino tradicional centrada no professor, e percepções negativas dos estudantes em relação à matemática; depois, diferentes estratégias de ensino baseadas nos três princípios do DUA, suas diretrizes e pontos de verificação, foram selecionados e implementados. Finalmente, conclui-se que a implementação das estratégias permitiu uma maior implicação na aprendizagem e uma aproximação dos estudantes ao seu futuro professional, aspectos fundamentais na política educativa do Chile, que exige às escolas incorporar o DUA.

Keywords : Desenho Universal para a Aprendizagem; Ensino da matemática; Formação de professores; Educação especial..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )